quarta-feira, 22 de junho de 2011

Antigamente...

Este será o primeiro post que colocarei sobre motos e scooter mais antigas. Não poderia começar com outra senão a Vespa, mesmo porque foi o meu primeiro scooter. Será bem resumido, pois já existem diversos sites e blogs com a história dessa motoneta.

Vespa PX - 200E
A Vespa PX-200E, lançada na Europa em 1978, foi produzida no Brasil a partir de 1985 por um consórcio entre a Piaggio, a Caloi e a B. Forte. Esta versão foi o resultado de quatro anos de estudo e foi fabricada em Manaus – AM pela Motovespa do Brasil Ltda.

Possuía um motor de 197 cc e 12,25cv a 5.700 rpm, podia atingir 110 km/h segundo dados da marca. Sua aparência lembrava a dos antigos modelos, mas com um farol moderno e um painel que trazia o luxo do marcador de combustível e um voltímetro. Outras versões mais luxuosas foram lançadas na linha 1987, a S mais básica, a GT e a Elestart (que vinha com partida elétrica). Esse último modelo foi a que eu tive, entre outros acessórios vinha com borrachões laterais, aerofólio e calotas. Todas vinham com estepe lateral e um ótimo porta-luvas.

O sucesso da Vespa foi grande, chegou a ser a segunda “moto” mais vendida no país em 1986, ameaçando a vice-liderança da veterana Yamaha. Mas, sem nenhum motivo aparente e nenhuma explicação aos consumidores e concessionários, a fábrica fechou e com ela a Vespa sumiu.

Em 1998 a Brandy passou a importar a Vespa 150 da Índia, mas sem o mesmo sucesso da PX-200, e as vendas não decolaram.

Que saudades...

FICHA TECNICA - VESPA PX 200E

Motor: De um cilindro, gasolina, 2 tempos, refrigerado a ar (ventilação forçada), 197,97 cc; alimentado por um carburador Dell'orto SI 24/24; lubrificação de óleo 2T com misturador automático Autolube Piaggio; ignição eletrônica de descarga capacitiva tipo CDI.
Potência máxima: 12,25 cv a 5.700 rpm.
Transmissão: Embreagem de discos múltiplos, acionamento mecânico; câmbio de quatro marchas com comando por alavanca no punho esquerdo; transmissão direta através de embreagem.
Chassi: Do tipo monobloco em chapas de aço estampadas.
Suspensão: Dianteira e traseira com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos de dupla ação.
Freios: A tambor na frente e atrás de acionamento mecânico.
Rodas e pneus: De aro 10 polegadas na frente e atrás, de aço estampado; pneus 3,50 x 10
Dimensões: Comprimento total:176 cm; largura: 69,5 cm; altura: 113 cm.
Tanque de gasolina: 8 litros.
Tanque de óleo: 1,6 litros de óleo 2T.
Consumo: 25 km/l na cidade e 27 km/l na estrada.
Peso: 113 kg.

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