quinta-feira, 23 de junho de 2011

Kawasaki Ninja 250R

Eu tive o privilégio de pilotar esta pequena esportiva da Kawasaki em um test-ride realizado no Kartódromo Aldeia da Serra em novembro de 2010. Na ocasião também pude andar em uma D-Traker 250, e posso dizer que são duas excelentes motos. Aliás, quem anda na Ninjinha acaba apaixonando-se por ela.

Kawasaki Ninja 250R - Limited Edition
A Ninjinha, apesar de ser esportiva, possui uma ótima posição de pilotagem com a fixação do guidão sobre a mesa, e não presa diretamente às bengalas, oferecendo mais conforto ficando assim mais “naked”. Seria possível andar por horas sem a famosa dor nas costas causadas por esse tipo de moto.

Percebi que nas curvas de alta ela se comporta melhor que nas de baixa, e seu pneu traseiro de 130 mm ajuda bastante nas mudanças de direções. Sem dúvida, o motor é seu grande trunfo, um dois cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote, arrefecido a água e alimentado por injeção eletrônica, o suficiente para gerar 33cv a 11.000 rpm. Ela acelera muito bem, e seu conjunto, porte e aceleração me lembraram as antigas RD 350 da década de 80, claro que  menos potente e arisca, mas muito mais estável e com melhores suspensões e freios.

A garupa sofre na Ninja 250R, é uma moto exclusiva para o piloto, mas se for em um pequeno trajeto, pode até levar alguém. Seu painel causa polêmica, eu leio e escuto em diversos meios de comunicações que ele é antiquado, é feio, etc. Não sei se tenho mau gosto, mas achei o painel dela muito bonito, e bem completo, com tudo o que poderia ter de informação para a categoria da moto. Gosto é gosto...

Sua aceleração de 0-100 km/h está na casa dos 8 segundos e a velocidade máxima em torno de 160 km/h. Nada mau para uma moto de 250 cc, ainda imbatível no Brasil em seu segmento. O preço praticado varia um pouco, em SP o modelo 2011 está 17 000 reais ou +/- 10 500 dólares. Nos E.U.A, seu preço está em US $ 3.999,00!

FICHA TECNICA – Ninja 250 R

Motor: 249 cc, 2 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando no cabeçote, refrigeração líquida
Diâmetro x curso: 62 mm x 41,2 mm
Taxa de compressão: 11,6:1
Potência: 33 cv a 11.000 rpm
Torque: 2,24 kgfm a 8.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Câmbio: seis marchas
Quadro: Diamond em tubos de aço
Suspensões: Garfo telescópico convencional na dianteira e monoamortecida ajustável na traseira
Pneus: 110/70 – 17 na dianteira e 130/70 – 17 na traseira
Freios: Disco de 290 mm na dianteira e disco de 220 mm na traseira
Comprimento: 2.085 mm
Largura: 715 mm
Altura do banco: 790 mm
Altura total: 1.115 mm
Distância livre do solo: 135 mm
Entre-eixos: 1.400 mm
Peso: 153 kg (a seco)
Tanque de combustível: 17 litros
Preço (2011-SP): R$ 17.000,00 - E.U.A.: US$ 3.999,00

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