quarta-feira, 6 de julho de 2011

Honda Lead 110, o campeão mundial.


Honda Lead 110 e suas cores 2011

Com o trânsito cada vez mais caótico nas grandes cidades em todo o mundo, um tipo de veículo vem surgindo como uma ótima opção para os deslocamentos urbanos. De acordo com um estudo do IPEA - Instituto de Pesquisas Econômico Aplicada - 40% dos motoristas enfrentam engarrafamentos diariamente e, por outro lado, a mesma pesquisa indica que 55% dos motociclistas afirmam nunca enfrentar trânsito. Este e outros motivos, o principal deles a precariedade dos transportes públicos do Brasil, fazem com que muitos queiram trocar o carro pela moto para ganhar tempo no dia-a-dia.

Aí que entram em cena os scooters, que tem como principal característica a praticidade e o conforto maior que o das motos, fazendo com que a troca do carro pela moto seja menos traumático no quesito desconforto.

O Lead 110, lançado em 2009, teve quase 19 846 unidades vendidas em 2010 no Brasil. Alcançou a liderança da categoria com 68% de participação de mercado e é o scooter Honda mais vendido no mundo que, em 2010, atingiu a marca de um milhão de unidades comercializadas. Só para vocês terem uma ideia, na Itália foram vendidos 13 957 Honda SH-300i no mesmo período, mostrando que a troca do carro pelo scooter não é um privilégio europeu.


O simples, porém bonito, painel do Lead.

Como eu tenho um scooter (Citycom 300i) e com ele percorro um trajeto de 40 km ida e volta de puro engarrafamento todos os dias, notei que minha velocidade média é de 55 km/h, e que, se não fosse por eu ir de 4 a 5 vezes ao mês para Cotia-SP, o Honda Lead 110 estaria de bom tamanho para minhas necessidades. Falo isso porque a maioria dos proprietários reclamam do seu limitador de velocidade que faz com que ela não ultrapasse 85 km/h, mas como eu disse antes, a média que ando no trânsito é de 55 km/h. Outra vantagem seria a sua maior agilidade nos corredores(comparando com o meu scooter), economia de combustível, baú maior, menor preço de aquisição e peças, e uma maior rede de concessionárias. Fora que o seu preço pode ser parcelado no cartão.

O maior baú da categoria.
O Lead possui um motor monocilíndrico de 108cc ,OHC, refrigerado a líquido, alimentado por injeção eletrônica com 9,2 cv e 0,97 kgmf de torque. Em um teste de uma revista especializada, ele chegou a 1,6 kgmf de torque a 4.500 rpm no dinamômetro, que mostra ser extremamente ágil no trânsito e também em ladeiras mais íngremes.
O tanque de combustível, com capacidade para armazenar 6,5 litros (com reserva de 1,8 litro), está instalado sob a plataforma sobre a qual o piloto apóia seus pés. O acesso é facilitado devido ao bocal externo, protegido por capa e tampa com chave, o que resulta em ainda mais praticidade e privacidade, uma vez que não é necessário levantar o banco a cada abastecimento.

O eficaz sistema de freios, composto por disco com 190 mm de diâmetro na dianteira e tambor de 130 mm na traseira, é equipado com o exclusivo sistema de freios CBS (Combined Brake System). Devido a este sistema combinado, ao acionar o freio traseiro, o dianteiro é acionado simultaneamente, aumentando a segurança e melhorando a frenagem. Possui também freio de estacionamento, acionado junto ao manete do freio traseiro. Um luxo!

Nos EUA, seu nome é Elite 110.
Notem os piscas, que no brasileiro é
mais bonito.
Aliada ao catalisador e à válvula PAIR instalados em seu sistema de exaustão, a injeção eletrônica faz com que o modelo atenda ao Promot 3 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) em níveis muito abaixo dos estabelecidos pela nova norma. Com relação ao CO (monóxido de carbono), o novo modelo está 78% menos poluente que o limite proposto pelo Promot: enquanto o máximo permitido é de 2,0 g/km, o Lead 110 gera apenas 0,440 g/km. Quanto à produção de óxido de nitrogênio (NOx), a diferença é de 38% (0,094 g/km frente à norma de 0,15 g/km). Por fim, a emissão de hidrocarbonetos, que pode chegar a um máximo de 0,8 g/km, é de apenas 0,187 g/km (77% a menos que o permitido). Confesso que se eu não pegasse trechos rodoviários e de transito rápido, minha escolha teria sido a Honda Lead 110.

Nos Estados Unidos seu nome é Honda Elite e lá seu preço está em 2 999 dólares, valor próximo ao pedido no Brasil que é de 3 746 dólares, ou 5 990 reais. Uma diferença de apenas 25%. Um pouco menos de ambição por parte da Honda, melhor para nós.

Ficha técnica Honda Lead 110

Motor: 4T, SOHC
Câmbio: CVT
Refrigeração: Líquida
Diâmetro e curso: 50 x 55mm
Taxa de compressão 11: 1
Potência: 9,2 cv a 7 500 rpm
Torque: 0,97 a 6 000 rpm
Capacidade do tanque: 6,5 litros
Chassis: Tipo Underbone
Dimensões (LxWxH) 1,835 x 665 x 1,125mm
Entreeixos 1,275mm
Peso: 114 Kg
Suspensões: Dianteira: bengala telescópica de 33 mm com curso de 80 mm
Traseira: Monoamortecedor com 70 mm de curso
Rodas e Pneus: Dianteiro: 90/90-12M/C (44J)
Traseiro: 100/90-10M/C (56J)
Freios: dianteiro: disco com duplo pistão; traseiro: tambor. Sistema CBS (combined braking system)

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